Papa modifica rito do lava-pés: mulheres poderão participar

De agora em diante, mulheres também poderão ser escolhidas para participar do lava-pés; até então, só homens participavam

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco fez uma modificação no rito do lava-pés, celebrado na Quinta-Feira Santa. A partir de agora, mulheres também poderão ser escolhidas para participar do rito, o que até então era reservado aos homens.

A alteração foi comunicada nesta quinta-feira, 21, pelo Vaticano, com a publicação de uma carta que o Papa enviou ao prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah.

“Há algum tempo estou refletindo sobre o rito de lava-pés, contido na Liturgia da Missa da Ceia do Senhor, na intenção de melhorar as modalidades de atuação, a fim de que exprimam plenamente o significado deste gesto realizado por Jesus no Cenáculo”, escreve Francisco na carta.

O Papa decidiu que seja modificada a prescrição do Missal Romano segundo a qual as pessoas para receber o lava-pés devem ser rapazes ou homens. De agora em diante, os pastores da Igreja podem escolher os participantes para o rito entre todos os membros do Povo de Deus, dispõe o Papa. “Recomenda-se, além disso, que aos escolhidos seja dada uma explicação adequada do significado do próprio rito”.

O lava-pés é um rito litúrgico, realizado na Quinta Feira Santa, na Missa da Ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem: “Eu vim para servir”.