Em Roma, evento especial concluirá o Ano da Vida Consagrada

O evento se concluirá com a peregrinação jubilar na manhã de 2 de fevereiro, dia dedicado à Vida Consagrada

Da redação, com Rádio Vaticano

Mais de 4 mil consagrados, de diversas formas de vida consagrada, participarão em Roma, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, do evento conclusivo do Ano da Vida Consagrada, intitulado “Vida consagrada em comunhão. O fundamento comum na diversidade das formas”. O encontro será marcado por vigílias de oração, momentos de reflexão e partilha.

De acordo com um comunicado da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, as finalidades do encontro são:

“Conhecer melhor o grande mosaico da Vida consagrada, viver a comunhão redescobrindo o único chamado na diversidade das formas (Ordem das Virgens, vida monástica, Institutos Apostólicos, Institutos Seculares, novos Institutos e novas formas de Vida consagrada), iniciar juntos o caminho no grande Jubileu da Misericórdia, que entrega mais uma vez, a todos os consagrados, o mandato específico de sua vocação: ser rosto da misericórdia do Pai, testemunhas e construtores de uma fraternidade autenticamente vivida”.
Programação

O encontro será aberto no dia 28 de janeiro com uma vigília na Basílica de São Pedro, presidida pelo Secretário da Congregação para a Vida Consagrada, Arcebispo José Rodríguez Carballo OFM, na presença do Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito do dicastério.

No dia 29, haverá um encontro de todos os consagrados na Sala Paulo VI, no Vaticano. Nos dias 30 e 31, em cinco diferentes lugares de Roma, cada forma de vida consagrada se encontrará para aprofundar alguns aspectos específicos da própria vocação, para então participarem todos da audiência com o Papa Francisco e do Oratório “Nas pegadas da Beleza”, no dia 1º de fevereiro, na Sala Paulo VI.

O evento se concluirá com a peregrinação jubilar na manhã de 2 de fevereiro e na parte da tarde, com a Celebração eucarística pela XX Jornada Mundial da Vida Consagrada presidida pelo Papa Francisco.