Comissão apresenta Guia Pastoral para celebrações litúrgicas

Subsídio faz parte da coleção “Vida e Liturgia da Igreja”

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresenta o subsídio “A arte de celebrar – Guia Pastoral”. O texto é o terceiro volume da coleção, lançada pelas Edições CNBB, “Vida e Liturgia da Igreja”. De acordo com o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão para a Liturgia, dom Armando Bucciol, o objetivo é “favorecer a participação ativa, interna, externa e frutuosa” nas celebrações.

O texto, disponível nas Edições CNBB, é uma tradução da obra L’art de Célébrer do Centro Nacional de Pastoral Litúrgica (CERF) da França. São 27 capítulos, divididos em quatro partes, e dois anexos, que abordam a celebração como arte, o celebrar com a música e o canto, o espaço litúrgico e os elementos da “arte de celebrar”.

“Os leitores podem encontrar indicações e sugestões para colocar em boa ordem todos os elementos que compõem as celebrações litúrgicas: gestos, palavras, cantos, atitudes, posturas”, explica dom Bucciol na apresentação do subsídio, que é voltado para todos os envolvidos nas celebrações litúrgicas, tais como padres, leigos e religiosos.
Coleção

A coleção “Vida e Liturgia da Igreja” foi iniciada com uma obra de Goffredo Boselli. “O sentido espiritual da liturgia” apresenta o método da mistagogia na introdução ao mistério celebrado. O segundo volume, de Chino Biscontin, tem como título “Pregar a palavra - A ciência e a arte da pregação”.
Centro de Pastoral Litúrgica

O Centro de Pastoral Litúrgica da França foi criado em maio de 1943 e, em fevereiro de 1965, tornou-se o Centro Nacional de Pastoral Litúrgica (CNPL), quando também começou a servir como secretariado do episcopado francês sob a responsabilidade da Comissão Episcopal para a Liturgia e ministério sacramental do país. Em 2007, transformou-se no Serviço Nacional da Pastoral Litúrgica e Sacramental (SNPLS).