Dom Leonardo fala dos projetos da Igreja no Brasil em 2016

Secretário-geral da CNBB informa que ações serão voltadas para a missão evangelizadora; bispo também faz breve avaliação de 2015

Da Redação, com CNBB

O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, comentou em entrevista quais são os projetos da Igreja no Brasil nesse ano de 2016. O bispo auxiliar de Brasília informou que as ações da entidade ao longo do ano serão direcionados à missão evangelizadora.

“Estamos crescendo no Brasil com a presença de uma Igreja missionária. Que bonito ver os leigos participando cada vez mais da ação evangelizadora, não apenas na comunidade, mas também buscando diálogo em diversos níveis da sociedade. Por isso, este ano, queremos ser um Igreja missionária e misericordiosa”, afirmou.

Dom Leonardo disse que a CNBB agradece a Deus pelo ano que passou e que, apesar das dificuldades, a esperança é de muitas bençaos para 2016, “para continuarmos a evangelizar, anunciar e testemunhar a alegria da presença de Deus no meio de nós”. A entrevista do bispo foi concedida ao programa de televisão “Igreja no Brasil”, produzido pela Assessoria de Imprensa da CNBB.

O bispo também lembrou que, para a Igreja, o início do Ano Novo é Jesus; o nascimento de Deus no mundo representa um novo tempo. “É bonito pensarmos que o ano é um tempo e espaço dados por Deus, não apenas cronológico. O tempo que Deus nos deu para 2016 é o tempo da misericórdia”, explicou.

Avaliações e avanços

Em 2015, diversas foram as atividades realizadas pela Igreja no Brasil, em unidade com as dioceses, paróquias e comunidades. De acordo com Dom Leonardo, a CNBB, representada pelo episcopado brasileiro e igrejas particulares, teve presença efetiva na vida da sociedade, como a não aprovação da redução da maioridade penal e a não participação das empresas no financiamento das eleições no país.

“Foram grandes passos na política brasileira e também representam a importância do nosso trabalho, enquanto Conferência, na sociedade”, acrescentou o bispo. Ele disse ainda que a CNBB tem a missão de contribuir com a vida política do país, sugerindo caminhos para o enfrentamento da crise e outras dificuldades, sempre na busca de melhorias.

“Nós sempre vamos trabalhar em prol da dignidade das pessoas, especialmente em relação aos nossos pobres. Quem mais sofre com a crise política e econômica são os pobres”, ressaltou.

Na visão do bispo, este novo ano será de muitas esperanças e trabalhos. “Que tenhamos um ano cheio de bênção, de muita luta e leitura da Palavra de Deus. Possamos ser cristãos levando a presença misericordiosa de Deus na sociedade e comunidades onde vivemos”, concluiu.