Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Retrospectiva 2015: balanço do ano do Papa Francisco

 
Imagem
Viagens, homilias, catequeses, recorde como foi o ano do Papa Francisco
Da Redação

2015 foi um ano agitado para o Papa Francisco: catequeses, homilias, além de cinco viagens internacionais e uma encíclica de peso, a Laudato si, sobre meio ambiente.

O líder da Igreja católica completou 79 anos no último dia 17 de dezembro, mas apesar da idade, mostrou ao longo do ano disposição para a missão que lhe foi confiada como Bispo de Roma. Relembre, mês a mês, as principais atividades de Francisco em 2015:

JANEIRO
No tradicional encontro com o corpo diplomático para os votos de início de ano, o Papa Francisco fala aos embaixadores sobre as situações dramáticas em várias partes do mundo, como o terrorismo e os conflitos civis na África.

Viagem do Papa ao Sri Lanka e Filipinas. Em Manila, na tradicional festa de Santo Niño, cerca de seis milhões de pessoas participam da última Missa do Papa Francisco nas Filipinas.

Vaticano apresenta mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015; no tema central, a família.

FEVEREIRO
Em carta, Francisco pede a colaboração de bispos e religiosos para combater a chaga do abuso sexual contra menores.

Em Consistório extraordinário, Francisco recorda que a reforma da Cúria Romana é um meio para dar testemunho cristão, favorecer uma evangelização mais eficaz, promover um espírito ecumênico mais fecundo e encorajar um diálogo mais construtivo.

MARÇO
Papa Francisco anuncia um Jubileu extraordinário que tem no centro a misericórdia de Deus. O Ano Santo começou 8 de dezembro deste ano e termina 20 de novembro de 2016.

Papa Francisco concede entrevista à TV mexicana Televisa. Na ocasião expressa seu desejo de viajar para o México. Migrações e narcotráfico, a reforma da Cúria, os desafios para o Sínodo da Família e o momento de sua eleição como Bispo de Roma foram temas abordados.

Viagem do Papa a Nápoles e Pompéia. Em sua oitava viagem na Itália, Francisco visita as cidades de Nápoles e Pompeia e se encontra com a juventude. Uma jovem, uma idosa e um casal fazem perguntas ao Papa sobre desafios atuais; Francisco responde espontaneamente e encoraja a harmonia entre a juventude e a velhice.

ABRIL
Na mensagem de Páscoa, Francisco faz apelo pela paz no mundo, especialmente em regiões marcadas por grandes conflitos armados como Síria e Iraque.

Estudo revela que o Papa Francisco é o líder mundial mais influente no Twitter, suas postagens são as mais compartilhadas pelos internautas e sua presença virtual tem provocado mudanças de paradigmas na rede social.

MAIO
Em série de reflexões sobre a família, em catequese, Francisco indica três palavras para alcançar a paz no ambiente familiar: licença, obrigado e desculpa. O Papa explica que são palavras simples, mas que requerem uma grande força para por em prática.

Papa canoniza duas religiosas da Europa e duas da Palestina. Francisco indica o exemplo das santas, para que os cristãos olhem com esperança o futuro e prossigam no caminho da solidariedade e da convivência fraterna.

JUNHO
Papa reúne-se com padres, religiosos e seminaristas na catedral de Sarajevo. Após ouvir o testemunho de três religiosos que sofreram com a guerra, Francisco abandona o discurso que havia preparado e fala espontaneamente aos presentes. O Papa destaca o perdão e afirma que religiosos mundanos são uma caricatura.

No último compromisso da visita à Turim, Itália,o Papa se encontra com a juventude. De maneira espontânea, Francisco responde perguntas de três jovens e destaca três palavras: amor, vida e amigos.

O Papa recorda o Dia Mundial do Refugiado instituído pela ONU, celebrado dia 20 de junho. Francisco faz novo apelo para que haja maior acolhimento a essas pessoas.

Vaticano publica Encíclica do Papa Francisco Laudato si. O documento está dividido em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida.

JULHO
Francisco preside Missa campal para 2 milhões de pessoas no Parque Bicentenário, em Quito. Na homilia destaca a importância de um autêntico testemunho cristão com gestos de amor e solidariedade ao próximo e afirma que a fé é sempre revolucionária.

Francisco faz na Bolívia um dos mais fortes discursos de seu pontificado. No encerramento do II Encontro Mundial dos Movimentos Populares, o Papa pede mudanças estruturais na sociedade e perdão pelos erros cometidos pela Igreja no passado.

No Paraguai, Francisco visita a comunidade carente de Bañado, periferia de Assunção, e comove moradores. Na favela, o Papa abraça moradores entre eles, idosos, enfermos e crianças e destaca que a fé deve despertar a solidariedade.

Papa Francisco recebe prêmio por empenho no combate à pena de morte. O Pontífice é a personalidade que mais se destacou na causa.

AGOSTO
Em carta ao bispo auxiliar de Jerusalém, Francisco recorda cenário de perseguição, situação dos refugiados e pede atenção da opinião pública a este drama atual. O Papa menciona que em outras ocasiões já chamou a atenção para as perseguições desumanas e inexplicáveis que em várias partes do mundo atingem tantas pessoas, sobretudo os cristãos.

Papa Francisco institui o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a ser celebrado anualmente dia 1º de setembro, como já acontece na Igreja ortodoxa. A iniciativa recorda a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.

SETEMBRO
Cuba: No último dia de sua passagem por Cuba, Papa Francisco se encontra com as famílias cubanas, e enaltece a família como escola da humanidade.

EUA: Pela primeira vez um Papa discursa no Congresso dos Estados Unidos. Francisco afirma que uma grande nação deve defender a liberdade, promover plenos direitos para todos, lutar pela causa dos oprimidos e manter o diálogo.

Francisco simplifica processo de nulidade matrimonial. A intenção não é favorecer a nulidade, mas agilizar o processo.

Vaticano divulga mensagem para o 24º Dia Mundial do Enfermo. Francisco destaca que a doença põe em crise a existência humana e pode provocar momentos de rebelião, mas que a fé em Deus revela toda a sua força positiva.

OUTUBRO
Francisco canoniza pais de Santa Terezinha, primeiro casal canonizado em conjunto. O Pontífice destaca que os novos santos viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor.

Papa Francisco encerra os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a família e afirma que o evento abriu “novos horizontes” na vida da Igreja.

Em 2015 o Papa deu continuidade ao processo de Reforma da Cúria Romana. Ele escreveu uma carta sobre esse assunto ao secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, esclarecendo que, enquanto a Reforma não é finalizada, segue em pleno vigor a Constituição Apostólica Pastor Bonus, que rege a Cúria.

NOVEMBRO
Francisco volta a manifestar pesar pelo atentado terrorista na França e afirma que é uma blasfêmia usar o nome de Deus para justificar a violência.

Papa discursa aos participantes do Congresso Nacional da Igreja Italiana, em Florença. Francisco destaca que sonha com uma Igreja italiana próxima ao povo, que não seja obcecada pelo poder e que se deixe guiar pelo Espírito Santo.

Viagem à África. Quênia. Francisco visita o bairro pobre de Kangemi, em Nairóbi. No discurso, enfatiza a sabedoria dos bairros populares,mas lembra que não se pode ignorar a injustiça da marginalização urbana.

Viagem à África. Uganda. Francisco se encontra com sacerdotes, religiosas e seminaristas na catedral de Kampala e destaca três atitudes importantes para que sejam verdadeiros missionários de Cristo: memória, fidelidade e oração.

Viagem à África. República Centro-Africana. Papa Francisco abre a Porta Santa na República Centro-Africana. Na homilia, o Papa reforça a necessidade da construção de uma “Igreja-Família de Deus”, aberta a todos e que cuida dos mais necessitados.

DEZEMBRO
Papa Francisco abre a Porta Santa e dá início ao Ano da Misericórdia. O Jubileu extraordinário da Misericórdia é o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja.

No tradicional encontro de fim de ano com a Cúria Romana, Papa Francisco indicou alguns “antibióticos” para combater as doenças que atingem o órgão vaticano.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.