Angelus: Família de Nazaré é escola para toda família, diz Papa

Francisco destacou a Solenidade da Sagrada Família e recordou o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia

Da redação, com Rádio Vaticano

Após celebrar a Missa pelas famílias na Basílica Vaticana neste domingo, 27, o Papa rezou o Angelus com os milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Antes da oração mariana, o Pontífice lembrou a festa da Sagrada Família, que a Igreja celebra hoje. “Penso no grande encontro de Filadélfia, em setembro passado; nas inúmeras famílias que encontrei nas viagens apostólicas; e naquelas de todo o mundo. Gostaria de saudá-las com afeto e reconhecimento, especialmente neste nosso tempo, no qual a família é sujeita a incompreensões e dificuldades de vários gêneros que a enfraquecem”.
Escola do Evangelho

Sobre o Evangelho deste domingo, o Papa disse convidar às famílias a acolherem a luz de esperança que provém da casa de Nazaré. Segundo ele, o núcleo familiar de Jesus, Maria e José é para cada fiel, e particularmente para as famílias, uma autêntica escola do Evangelho. “Aqui admiramos a realização do desenho divino de fazer das famílias uma comunidade de vida e de amor especial. Aqui aprendemos que cada núcleo familiar cristão é chamado a ser ‘igreja doméstica'”.

A seguir, Francisco recordou os traços típicos da Sagrada Família: recolhimento e oração, compreensão e respeito mútuos, espírito de sacrifício, trabalho e solidariedade.

“Do exemplo da Sagrada Família, cada família pode receber indicações preciosas para o estilo e as escolhas de vida. Maria e José ensinam a acolher os filhos como dom de Deus e doando ao mundo, em cada criança, um novo sorriso.”

Em sua reflexão, o Papa se deteve de modo especial na alegria, cuja a base está na presença de Deus. “Se não se abre a porta da família à presença de Deus e ao seu amor, a família perde a harmonia, prevalecem os individualismos e se a alegria se apaga. Ao invés, a a família que vive a alegria da fé é sal da terra e luz do mundo, fermento para toda a sociedade.”

“Jesus, Maria e José abençoem e protejam todas as famílias do mundo, para que nelas reinem a serenidade e a alegria, a justiça e a paz que o nascimento de Cristo doou à humanidade”, concluiu o Santo Padre.