Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Bloqueio do WhatsApp: psicóloga comenta repercussão

 
Imagem
Psicóloga diz que uso desses aplicativos para comunicação é normal, problema é não conseguir ficar sem; confira sinais de dependência

Jéssica Marçal
Da Redação

O bloqueio do WhatsApp no Brasil nesta quinta-feira, 17, deixou muita gente “desesperada”. O aplicativo de mensagens é um dos principais utilizados pelos brasileiros como forma de comunicação rápida. A interdição começou à 0h de hoje, mas uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo já determinou o retorno do funcionamento dos serviços.

Mesmo que por pouco tempo, a interrupção do aplicativo teve repercussão, principalmente nas redes sociais. Alguns se sentiram prejudicados por usarem o aplicativo para fins de trabalho; outros aproveitaram para fazer piada da situação, utilizando imagens relacionadas à solidão para mostrar como ficaram sem poder utilizar o aplicativo. Pelo facebook, o dono do WhatsApp, Mark Zuckerberg, disse que esse foi um “dia triste” para o Brasil.

A psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, explica que a forma das pessoas se comunicarem vem mudando há muito tempo; ela vai evoluindo conforme os meios de comunicação evoluem. Tanto que já houve outras plataformas com essa mesma intenção de comunicação, como MSN e ICQ, só que em uma época que não contava com a mobilidade.

Desde 2002 Luciana se dedica à área da psicologia voltada para os fenômenos que envolvem o ser humano e a tecnologia. Ela conta que, ultimamente, o WhatsApp tem sido tão utilizado porque une praticidade de comunicação com a praticidade do celular, que está sempre ao alcance das mãos.

A dependência da tecnologia

Como forma de comunicação, o aplicativo se tornou muito útil, inclusive para fins de trabalho. O problema, pontua Luciana, é quando o uso da ferramenta se torna excessivo, causando dependência. “A dependência se caracteriza pelo uso abusivo e prejudicial de alguma coisa”, explica a psicóloga.

Mas como saber qual é o limite? Como identificar se o uso está deixando de ser benéfico para se tornar um vício? A psicóloga aponta alguns sinais.

Consequências

Se essa dependência chega a um nível extremo, como consequência aparecerá um prejuízo para os relacionamentos humanos: fim de namoro ou até mesmo do casamento, exemplifica Luciana. “A pessoa começa a deixar de dar atenção para a vida real e começa a se preocupar só com a ‘vida virtual’, digamos assim. Ela começa a priorizar muito essa questão”.

Luciana, ressalta, porém, que essas consequências são para os casos extremos, pois ter esses comportamentos uma vez ou outra é considerado normal. “O problema é quando isso se torna algo que me incomoda quando eu não consigo fazer”, conclui.

Sobre o bloqueio

Operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça a bloquear o WhatsApp em todo o país por 48h, começando à 0h desta quinta-feira, 17. A decisão corre em segredo de justiça em uma ação criminal.

O bloqueio, porém, não durou muito. Nesta terça-feira, 17, decisão do desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, determinou o restabelecimento do aplicativo WhatsApp. Serão expedidos ofícios aos provedores com a determinação.

O magistrado destacou que “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça.
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.