Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Jubileu da Misericórdia é o 29º Ano Santo da história da Igreja

 
Imagem
Veja a relação com o ano de cada Jubileu e seu respectivo Papa

Denise Claro
Da Redação

No próximo dia 8 terá início o Ano Santo da Misericórdia. O jubileu extraordinário foi proclamado pelo Papa Francisco e será o 29º da história da Igreja.

O Jubileu da Misericórdia vai começar com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, o que não acontece desde 2000, data do último Jubileu. A Porta permanecerá aberta durante todo o Ano Santo, que vai até 20 de novembro de 2016. A Porta Santa será aberta também nas outras três basílicas papais: São João de Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria maior.

O gesto da abertura da porta simboliza que o jubileu é um tempo privilegiado, em que os fiéis têm um “percurso extraordinário” para a salvação.

Segundo padre Marcio Prado, reitor do Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista (SP), a importância do Ano Santo está na própria iniciativa do Papa Francisco. “O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa diante da sua sensibilidade pastoral, pois percebeu que o mundo hoje precisa viver a misericórdia, o perdão, que as pessoas precisam dar uma nova chance aos outros.”

Para o padre, este jubileu extraordinário tem duas facetas: “a primeira é que cada cristão acolha a misericórdia e o amor do Pai, que se dá em Jesus Cristo. A segunda é que uma vez que eu recebo a misericórdia, eu também transmito a misericórdia. Eu sou capaz de apresentar esta misericórdia aos outros, sendo misericordioso como o Pai.”

O tema deste Ano Jubilar é “Sede misericordiosos como o Pai”.

O padre lembra que, por ocasião do Jubileu, a Igreja concede aos santuários e catedrais a oportunidade de ter a Porta Santa, o que foi concedido também na Canção Nova. “No Santuário do Pai das Misericórdias, teremos a abertura da Porta Santa, concedida pelo nosso bispo diocesano. É importante frisar que não é a importância da porta pela porta, mas uma porta espiritual, que simbolicamente é Jesus, e aqueles que passarem pela porta poderão receber as indulgências, com o devido preparo.”

História dos Jubileus

A celebração dos jubileus começou com os hebreus. O jubileu era um ano declarado santo e que acontecia a cada 50 anos, no qual se devia restituir a igualdade a todos os filhos de Israel.

A Igreja católica iniciou a tradição do Ano Santo com o Papa Bonifácio VIII em 1300. Ele planejou um jubileu por século. A partir de 1475, para possibilitar que cada geração vivesse pelo menos um Ano Santo, o jubileu ordinário passou a acontecer a cada 25 anos. Um jubileu extraordinário pode ser realizado em ocasião de um acontecimento de particular importância.

Até hoje, foram 26 Anos Santos ordinários. O último ordinário foi o Jubileu de 2000.

Quanto aos jubileus extraordinários, o último foi o de 1983, instituído por João Paulo II pelos 1950 anos da Redenção.

A Igreja católica deu um significado mais espiritual aos jubileus, consistindo em um perdão geral, uma indulgência aberta a todos, uma possibilidade de renovar a relação com Deus e com o próximo. Assim, o Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho o testemunho cristão.

Relação dos Anos Jubilares

Veja a lista com os Anos Jubilares existentes na Igreja e seus respectivos Papas:

1300: Bonifácio VIII

1350: Clemente VI

1390: Proclamado por Urbano VI, presidido por Bonifácio IX

1400: Bonifácio IX

1423: Martinho V

1450: Nicolau V

1475: Proclamado por Paulo II, presidido por Sisto IV

1500: Alexandre VI

1525: Clemente VII

1550: Proclamado por Paulo III, presidido por Júlio III

1575: Gregório XIII

1600: Clemente VIII

1625: Urbano VIII

1650: Inocêncio X

1675: Clemente X

1700: Aberto por Inocêncio XII, encerrado por Clemente XI

1725: Bento XIII

1750: Bento XIV

1775: Proclamado por Clemente XIV, presidido por Pio VI

1825: Leão XII

1875: Pio IX

1900: Leão XIII

1925: Pio XI

1933: Pio XI (extraordinário)

1950: Pio XII

1975: Paulo VI

1983: João Paulo II (extraordinário)

2000: João Paulo II

2015: Francisco (extraordinário)

Jubileu na Canção Nova

Padre Marcio Prado acrescenta ainda que no Santuário do Pai das Misericórdias as celebrações do Ano Santo terão início com a abertura da Porta Santa no dia 20 de dezembro de 2016 às 16h, pelo bispo da diocese de Lorena, Dom João Inácio Müller.

Durante todo o Ano Santo, o Santuário aproveitará a programação dos eventos da Canção Nova para celebrar o Jubileu. “Por exemplo, durante o PHN, o Santuário vai viver o Jubileu dos Jovens; quando houver o Acampamento de casais, promoveremos o Jubileu das Famílias, e assim por diante. Também uma vez ao mês haverá mutirão de confissões e atos concretos de obras de misericórdia como arrecadação de alimentos, agasalhos, direcionando-os para quem necessita.”

Além dessas atividades, durante o Jubileu, todas as sextas-feiras acontecerá no Santuário a oração da Via-Sacra e todos os sábados, a oração do terço mariano, com uma procissão.
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.