Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Começa hoje no Vaticano o julgamento do caso “Vatileaks2”

 
Imagem
Dentre os réus do vaso “Vatileaks” estão um padre espanhol e dois jornalistas italianos

Da redação, com Rádio Vaticano

A primeira audiência do caso “Vatileaks2” acontecerá nesta terça-feira, 24, no Tribunal do Vaticano. O processo aberto em razão da revelação e publicação de documentos reservados terá cinco pessoas no banco dos réus, entre eles o padre espanhol Lucio Vallejo Balda e dois jornalistas italianos.

Trata-se do terceiro juízo no Estado da Cidade do Vaticano após o primeiro caso “Vatileaks” em que o mordomo do Papa emérito, Paolo Gabriele, foi julgado pelos mesmos delitos em 2012.

Antes disso, em 15 de julho deste ano, foi realizada a primeira audiência do caso do ex-núncio da República Dominicana Josef Wesolowski, de 67 anos, acusado de pedofilia que, contudo, não se apresentou por estar internado e que acabou falecendo antes do fim do processo.

A primeira sessão do caso “Vatileaks2”, no qual pela primeira vez serão julgados sacerdotes e jornalistas, acontece na única sede judicial do Estado da Cidade do Vaticano.

Os acusados

Os acusados são o padre Vallejo Balda, detido desde 1º de novembro. Ele foi secretário da extinta Comissão de investigação dos organismos econômicos e administrativos da Santa Sé (Cosea), da qual provém a maior parte dos documentos difundidos.

No banco dos réus também estarão os jornalistas italianos Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, que publicaram os documentos em livros, assim como a ex-colaboradora da Cosea, a italiana Francesca Chaouqui, que foi detida junto com o padre espanhol e posteriormente liberada, e outro colaborador do mesmo organismo, o italiano Nicola Maio.

O julgamento começará sem que se conheçam os advogados das cinco partes, já que o Vaticano exige que eles sejam autorizados a exercer o ofício no território – no total somente 88 advogados têm esta permissão.

Os dois jornalistas disseram que o processo seria um ataque à liberdade de imprensa e que enquanto a Itália traz este princípio no artigo 21 da Constituição, as leis vaticanas não estipulam este direito.

Acusação

Os jornalistas são acusados de filtração e publicação de documentos reservados da Santa Sé, o sacerdote espanhol, Chaouqui e Maio são acusados de associação para a divulgação dos documentos.

Em particular, são acusados ainda de violar o artigo 118 bis, introduzido pelo Papa Francisco em 2013, que contempla o delito de “apossear-se ilegitimamente ou revelar notícias ou documentos dos quais está proibida a divulgação”.

No Código de Direito Canônico a pena para este delito é de 6 meses a 2 anos de reclusão ou multa de 1mil a 5mil euros. No caso de que estas notícias ou documentos foram de “interesse fundamental ou de relações diplomáticas da Santa Sé ou do Estado da Cidade do Vaticano, se aplicará a pena de 4 a 8 anos de reclusão”.
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.