Dom Geraldo comenta tragédia em Bento Rodrigues (MG)

Arcebispo de Mariana diz que proporção da tragédia em Bento Rodrigues é incalculável; resíduos de mineração contaminam águas de rio e atingem cidades capixabas

Da Redação, com equipe da Rádio Canção Nova

A tragédia em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG) é de proporção incalculável, afirma o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Em entrevista à Rádio Canção Nova, ele comentou o acidente e a solidariedade do povo e da Igreja católica para com as vítimas e desalojados.

O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco na última quinta-feira, 5, deixou, até agora, cinco mortos e 24 desaparecidos. Uma enxurrada de lama deixou o distrito de Mariana submerso e teve impacto também ambiental: pelo menos 500 mil pessoas devem ficar sem água, pois a lama com resíduos de mineração deve atingir 23 municípios entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No estado capixaba, já foram afetadas as cidades de Linhares, Baixo Gandu e Colatina.

“A tragédia ganhou proporções ainda maiores porque todo esse detrito está sendo encaminhado para os rios e atingiu o Rio Doce, que é um dos grandes rios aqui de Minas. Ele nasce aqui nas proximidades de Mariana e vai desaguar no Estado do Espírito Santo. Esse rio passa por uma região muio populosa, o Vale do Aço”, explicou Dom Geraldo.

A Igreja católica está recebendo e distribuindo alimentos, remédios, roupas e outros tipos de ajuda às vítimas e desalojados. Dom Geraldo contou que há uma articulação da arquidiocese, através de suas paróquias, e o poder público tem agido de forma organizada. “Graças a Deus, mesmo no meio da tragédia, a gente pode experimentar os sinais de amor, de solidariedade, de fraternidade”.

O momento é de muita dor e também de muita incerteza, já que os sobreviventes da tragédia não têm para onde ir. Alguns lugares de Bento Rodrigues já nem existem mais, pois ficaram inteiramente destruídos após a enxurrada de lama. Não é possível identificar nem mais o local da igreja, lamentou Dom Geraldo.

O arcebispo informou que nesta quinta-feira, 12, quando a tragédia completa sete dias, haverá uma celebração na catedral de Mariana pelas vítimas da tragédia.

Para ajudar todos os atingidos, a arquidiocese disponibilizou e está monitorando a seguinte conta bancária, onde podem ser depositadas doações:

Titular: Arquidiocese de Mariana
CNPJ: 16.855.611/0001-51
Banco: 104 – Caixa Econômica Federal
Agência: 1701 – Mariana
Operação: 003
Conta Corrente: 00.000.001-7

Mais informações podem ser obtidas no Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) pelo telefone: (31) 3557-3167.