Publicado relatório final do Sínodo dos Bispos sobre as Famílias

O documento foi aprovado com a maioria dos votos dos participantes do Sínodo; Relatório foi divulgado na íntegra a pedido do Papa Francisco
Da redação, com Rádio Vaticano

O Relatório final do Sínodo dos Bispos sobre a Família foi aprovado na tarde deste sábado, 24, e publicado à imprensa, a pedido do Papa Francisco. Até o momento só está disponível a versão em italiano.

O texto tem 94 pontos, todos aprovados pela maioria necessária de 2/3 dos participantes. Os padres sinodais presentes na votação eram 265. Neste caso, era considerada maioria a aprovação a partir de 177 votos.

Como no ano passado, com o Sínodo extraordinário, o Relatório final foi publicado com a porcentagem de votos de cada parágrafo. Os pontos que dizem respeito à pastoral das famílias feridas, que incluem temas como as convivências ou os divorciados recasados, obtiveram menor consenso, mas sempre a maioria absoluta. Estes pontos se encontram no terceiro capítulo da terceira parte.

Diante deste resultado, afirmou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, houve “satisfação geral da Assembleia no seu conjunto”.

Os padres sinodais estão reunidos no Vaticano desde o dia 4 deste mês, para refletir sobre o tema”A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.