Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Colunista: Outubro

 
Imagem
Juliana Suassuna

Outubro Rosa

A sociedade brasileira está sendo chamada a se unir e se mobilizar em torno de uma grande causa: a Campanha do Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar o público em geral, principalmente a população feminina sobre a importância de se inibir o Câncer de Mama, que tanto tem infortunado a vida das nossas mulheres.
Nascido nos Estados Unidos, na década de 90, o movimento vem sendo celebrado, anualmente, estimulando a participação da população no controle da doença. Instituições, órgãos de saúde nas várias esferas, movimentos feministas, grupos de mulheres e outros segmentos sociais, se envolvem na campanha, buscando, sobretudo, a promoção e a conscientização sobre a importância da detecção precoce.
Desde 2010, o INCA (Instituto Nacional do Câncer de Mama) participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre a doença, divulgando e disponibilizando materiais informativos para os órgãos de saúde e para a sociedade em geral. A ideia é compartilhar as informações, ampliando-se as condições de combate a esse tipo de câncer.
Este ano, a campanha tem como principal objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do Câncer de Mama, ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, para desmistificar crenças em relação à doença e às formas de redução de risco.
O Câncer de Mama é um dos mais incidentes na população feminina mundial e brasileira, e tem se registrado com muita frequência nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Ele é resultante da multiplicação de células anormais da mama, que formam os tumores. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Esse tipo de câncer responde, atualmente, por de 25% de casos novos a cada ano. Em 2015, estão sendo esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil.
É inegável a importância da mobilização que se faz nos estados e municípios para se chamar a atenção de todos sobre o avanço da doença e a necessidade do seu controle. A conscientização das mulheres sobre os cuidados com a mama é fundamental, mas é preciso também aproveitar esse momento para se ampliar a debate sobre os serviços ofertados na rede pública de saúde.
É importante se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle da doença, que não depende apenas do exame de Mamografia, mas também de toda uma política de acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. É preciso assegurar o atendimento oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio do SUS, porque a doença apresenta muitas chances de cura quando detectada nas fases iniciais.
Espera-se, portanto, que essa Campanha do Outubro Rosa continue conquistando a adesão de todos os segmentos sociais, e que tenha como resultado principal o compromisso de se buscar, verdadeiramente, a construção de um ambiente permanente de combate ao Câncer de Mama no Brasil. Que essa interessante e oportuna mobilização se transforme em ações concretas ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
Viva as Mulheres!

 
 
Comentários (1):
Parabéns Juliana pelo belíssimo texto.
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.