Ser cristão é servir a dignidade dos irmãos, afirma Papa

Ser cristão comporta servir a dignidade dos irmãos, afirmou o Papa Francisco durante a primeira Missa que celebrou em Havana, Cuba

André Cunha
Da redação

“Ser cristão comporta servir a dignidade dos irmãos, lutar pela dignidade dos irmãos e viver para a dignificação dos irmãos”. Foi o que afirmou o Papa Francisco durante sua homilia na Missa que celebrou em Havana, Cuba, na manhã deste domingo, 20.

“Cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo. São os rostos sofredores, indefesos e angustiados que Jesus nos propõe olhar e convida concretamente a amar”, destacou o Pontífice.

Segundo o Papa, todos somos convidados, encorajados por Jesus a cuidar uns dos outros por amor. E isto sem olhar em redor, para ver o que o vizinho faz ou deixou de fazer.

“Este cuidar por amor não se reduz a uma atitude de servilismo; simplesmente põe, no centro do caso, o irmão: o serviço fixa sempre o rosto do irmão, toca a sua carne, sente a sua proximidade e, em alguns casos, até ‘padece’ com ela e procura a sua promoção”, disse.

Os cubanos, apesar das feridas que tem como qualquer povo, sabem abrir os braços, caminhar com esperança, disse o Papa. Por isso, pediu-lhes que cuidem destes dons que Deus os deu. “Sobretudo quero convidar-vos a cuidar e servir, de modo especial, a fragilidade dos vossos irmãos”.

“Não nos esqueçamos da Boa Notícia de hoje: a importância dum povo, duma nação, a importância duma pessoa sempre se baseia no modo como serve a fragilidade dos seus irmãos. Nisto, encontramos um dos frutos da verdadeira humanidade”, afirmou.

Este é o segundo dia do Pontífice em Cuba, que o recebe durante sua viagem apostólica, que contempla também os Estados Unidos da América, onde estará a partir de 22 de setembro.