Comissão lança Programa de Relacionamento Pastoral

Conexão Pascom é a mais nova iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de um Programa de Relacionamento Pastoral, criado com o objetivo de integrar os agentes da Pastoral da Comunicação que atuam nas paróquias, dioceses e regionais da Igreja no Brasil. O Programa foi lançado durante o 9ª Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), ocorrido de 15 a 19 de julho, em Vitória (ES).

Inicialmente, pretende-se montar um Cadastro Nacional dos agentes de pastoral da Pascom das dioceses. Até o momento já estão inscritas 760 pessoas no Conexão Pascom. A coleta de dados é realizada de forma simples, por meio de planilha online, com a colaboração dos agentes no preenchimento do cadastro e, posteriormente, envio à Comissão. As informações coletadas ficarão disponíveis na base nacional, facilitando as atualizações cadastrais.

O bispo auxiliar de Aparecida (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci Nicioli, explica que o Conexão Pascom busca atender a necessidade de uma maior integração dos planos de pastoral no campo da comunicação. “Responde ao apelo de ampla capilaridade na divulgação das informações produzidas pela Igreja e contribui para facilitar a mobilização dos agentes de Pastoral da comunicação em todo o país”, comenta dom Darci.

Cadastro nacional

Podem se inscrever pessoas engajadas no trabalho de Pastoral da Comunicação nas paróquias e comunidades, como membros de organizações católicas atuantes na comunicação. Também são considerados agentes os responsáveis pelas secretarias das paróquias e os profissionais católicos das diversas áreas da comunicação interessados em se conectar com as iniciativas da Igreja nesse campo.

De acordo com o assessor nacional da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Rafael Vieira da Silva, o cadastro contribuirá para o diálogo com os agentes da Pascom que atuam na base das comunidades, sendo uma forma de compartilhar os projetos da Comissão. “É um programa de relacionamento e nosso desejo é que ele cresça e se consolide. Por meio da ferramenta, também queremos ouvir e acolher as iniciativas de comunicação que estão sendo desenvolvidas na Igreja no Brasil”, explica.

O assessor revela, ainda, que uma das ações do Programa será o envio de Newslatter aos agentes cadastrados, com informações dos projetos e desafios da Comissão para a Comunicação. A proposta dessa primeira atividade é aquecer o relacionamento pastoral da Pascom. “Queremos que todos os agentes estejam de algum modo empenhados na realização dos nossos projetos e possam contar com essa ferramenta que é o Conexão Pascom”.

A Comissão para a Comissão pede o apoio das coordenações da Pascom para motivar os agentes a realizar o cadastro nacional online. Clique e acesse a planilha.