Encontro da Pascom: evangelizar na era da cultura digital

O IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o II Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, acontece de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP)

Rádio Vaticano

O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, encontra-se em Aparecida (SP), para participar do IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o II Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que acontece de 24 a 27 de julho.

O encontro, que tem como tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”, conta com a presença de pesquisadores da comunicação e de conferencistas de nível internacional, como o jesuíta, Padre Antônio Spadaro, diretor da Revista “Civiltà Cattolica”, e Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), e de cerca de 700 participantes.

Essa é a primeira vez, que as Comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem o encontro em conjunto, buscando integrar suas atividades de evangelização. O evento lembra também a celebração de um ano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral (CEP) para a Comunicação, Irmã Élide Fogolari, esta é uma oportunidade de comunhão nos trabalhos das Comissões: “Integrar esses dois grandes grupos da Igreja é entender que a comunicação e a evangelização são realizadas, sobretudo, pela juventude que deseja algo novo e tem esperança. A maioria dos participantes que atua na Pastoral da Comunicação é jovem”.

A assessora da CEP declara ainda: “Nós entendemos que no universo da comunicação temos mais possibilidades do que desafios. Hoje, as mídias sociais digitais oferecem vantagens para a propagação do Evangelho de forma rápida e imediata, o que abre um horizonte sem limites, dando a possibilidade de a mensagem atingir mais pessoas”.