Papa Francisco é recebido por Evo Morales na Bolívia

Em cerimônia de boas-vindas, Francisco pede que tenham cuidado especial com jovens, crianças e idosos bolivianos

André Cunha
Da Redação

Após quatro dias em território equatoriano, o Papa Francisco chegou à Bolívia na tarde desta quarta-feira, 8. Ainda no Aeroporto Internacional de El Alto em La Paz, o Pontífice participou da cerimônia de boas-vindas.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu o Santo Padre, acompanhado de autoridades civis e eclesiais, bem como de um grupo de crianças vestidas com trajes típicos bolivianos.

Morales disse em discurso que “quem trai o pobre, trai a Cristo. Em tempos de mudanças, quem trai um pobre, trai também o Papa Francisco”. E saudou o Pontífice, dando-lhe as boas-vindas: “Irmão Papa Francisco, o senhor vem cheio de energia para respirar a brisa do mar boliviano. Bem-vindo a uma parte da Pátria Grande!”

“No início desta visita pastoral, desejo dirigir a minha saudação a todos os homens e mulheres da Bolívia, com cordiais votos de paz e prosperidade”, disse o Santo Padre em seguida, saudando o presidente boliviano e as demais autoridades civis e religiosas presentes no local.

O primeiro discurso de Francisco em solo boliviano enfatizou, logo no início, as belezas naturais na Bolívia, sua gente e a diversificada realidade cultural e étnica.

O Santo Padre afirmou que, como “hóspede e peregrino”, chega ao país para confirmar a fé dos crentes em Cristo Ressuscitado a fim de que todos os que n’Ele acreditem e sejam testemunhas do Seu amor.

Questões sociais

E destacou que a Bolívia tem dadoboas_vindas passos importantes na inclusão de amplos setores na vida econômica, social e política do país. E que possui uma Constituição que reconhece os direitos dos indivíduos, das minorias, do meio ambiente e das instituições sensíveis a tais realidades.

Porém, segundo ele, “se o crescimento for apenas material, corre-se sempre o risco de voltar a criar novas diferenças, de a abundância de uns ser construída sobre a escassez de outros. Por isso, segundo o Santo Padre, além da transparência institucional, a coesão social requer um esforço na educação dos cidadãos.

Francisco também expressou a preocupação da Igreja com os jovens, aos quais chamou de “promessa de futuro” e com as crianças. Cuidar dos pequenos, segundo o Papa, e fazer com que a juventude se comprometa em ideais nobres e é garantia de futuro para uma sociedade.

E declarou também que a estabilidade de uma nação acontece quando valoriza, admira e salvaguarda os idosos. “Quando opta por gerar uma ‘cultura da memória’ que garanta aos idosos não só a qualidade de vida nos seus últimos anos, como também o carinho, como bem se exprime a vossa Constituição”.

No final de seu discurso, Sua Santidade confiou sua visita à Virgem de Copacabana, Rainha da Bolívia, pedindo-lhe que proteja todos os seus filhos. “Muito obrigado e que o Senhor vos abençoe. Jallalla Bolívia!”.

Após a cerimônia, o Papa Francisco fez um giro de papamóvel saudando as cerca de 500 mil pessoas presentes no Aeroporto Internacional de El Alto. Ainda nesta quarta-feira, 8, o Santo Padre vai participar de encontro com as autoridades civis.