O que tem ocupado o espaço de Deus na sua vida?

Para encontrarmos o Cristo, antes de tudo, é preciso estar em atitude de escuta porque o Cristo nos fala na Sua Palavra, nos fatos, nos acontecimentos, na vida dos santos… É preciso primeiro querer ouvir.

Gostaria de começar falando que nessa semana, nós, padres da Canção Nova, tivemos um retiro, e quanto a mim fiquei sem voz, e considero bom porque o meu não falar foi uma oportunidade de ouvir. Deus está nos falando nesse tempo. E nós que viemos para esse encontro é preciso ouvirmos o Cristo.

Na liturgia da Palavra de hoje, nós ouvimos no livro do Gênesis falar sobre a benção de Deus e o Evangelho nos disse da roupa velha e dos odres novos.

Segundo a Palavra, a primogenitura era de Esaú e não Jacó, mas a mãe faz um esquema para que Jacó recebesse a benção de Deus. Se ficarmos apenas nessa parte sem entender todo o contexto podemos até pensar mal da mãe que enganou, de Jacó que se passou por seu irmão, mas se voltarmos um pouco vamos entender mais em Gênesis 27, que declara que Esaú vendeu a sua primogenitura para Jacó porque ele estava com fome.

Aqui eu coloco uma pergunta: Todos nós somos abençoados por Deus e o que eu estou querendo em troca dessa benção? A benção de Deus significa a certeza da companhia de Deus.

O abençoado significa aquele que Deus caminha na sua presença. Esaú perdeu esse dom por um prato de lentilhas, perdeu a graça de ter Deus caminhando na sua presença porque preferiu se fartar da sopa de lentilhas, e aqui entra o porquê que a benção de Deus foi dada a Jacó e não a Esaú, exatamente porque Esaú não quis a benção de Deus.

E eu digo sem medo nenhum: somos abençoados, pois Deus está em nossa presença, e é porque Ele quis, não por mérito nosso. Deus quis estar ao nosso lado, mas, no entanto, podemos estar fazendo como Esaú que se desfez da benção de Deus por qualquer coisa, por um “prazerzinho” qualquer. Eu não sei qual o prato de “lentilhas” você está trocando Deus… mas isso pode estar acontecendo.

Você é abençoado (a) por graça de Deus! E o que estamos escolhendo?

Antes de nós querermos encontrar o Cristo é preciso ouvir o que Ele está dizendo hoje: Pelo que você está trocando a benção de Deus? O que estamos deixando ocupar o lugar de Deus em nossa vida?

Esaú deixou que a sopa de lentilhas ocupasse o lugar de Deus dentro dele, e veja que graça ele perdeu e que graça também nós podemos estar perdendo quando nos deixamos levar pelos prazeres e ideologias desse mundo. E eu digo: A benção de Deus é ter a presença d’Ele constante contigo. Ele não desiste nunca de mim e de você, mas quanto a nós, podemos desistir d’Ele.

Para encontrar o Cristo é preciso querer ser encontrado pelo Cristo.

Podemos nos perguntar como Esaú, para que servia a sua primogenitura quando ele estava morrendo de fome, e questionarmos: Do que adianta estar na Igreja Católica?

Jacó quis a benção de Deus. E o que eu e você escolhemos: “Vender” a benção de Deus?

O que faz o diabo feliz é ver um filho de Deus que faz como Esaú que questiona: “Do que me serve isso tudo?” O que nós recebemos é para a Vida Eterna, porque é para o Céu que estamos caminhando.

O nosso lugar é o Céu! O que tem ocupado o espaço de Deus na sua vida? Por qual coisa tens vendido a benção de Deus na sua vida?

E agora entramos no Evangelho… e é importante dizer que não vendemos a benção de Deus, na verdade, nós vendemos a nós mesmos.

Entenda uma coisa: essa benção de Deus me faz arrancar a roupa velha que eu uso muitas vezes, pois Jesus diz que não se põe remendo em roupa nova. O remendo é uma vida de fé incompleta. Esse remendo é como se quiséssemos adaptar a novidade de Deus a uma vida velha. Não adianta sair daqui dizendo que se encontrou com o Cristo, mas continuar usando uma roupa velha.

Quem encontrou o Cristo não pode ter uma fé morta. Faça um processo verdadeiro de deixar que o Evangelho possua você, ele é maior que você e eu. Não fique usando remendos. O remendo repuxa a roupa, que quer dizer que o tecido vai ficando fraco, o que significa que não temos fortaleza na vida de seguimento a Jesus. Se eu estou só tapando buraco o pano está fraco. Vamos sendo repuxando por pessoas, tendências, coisas que acontecem no mundo. Se eu sou um remendado e não um renovado eu vou ser um fraco.

Eu escolho pela benção. Quero ser um odre novo. Alguém que se encontra com o Cristo é um odre novo.

Se eu quero ser um odre novo, na benção, eu vou buscar o Céu nas minhas escolhas, nos relacionamentos que tenho, não ficando no “mais ou menos”, mas tomando decisões definitivas e escolhendo por Deus hoje sem deixar para amanhã. Um odre novo não quer sair daqui da mesma maneira que entrou.

Nesse processo todo tem a parte de Deus, mas tem a sua também. O que você escolhe? Você escolhe pela benção ou por um prato de lentilhas?