Rio de Janeiro recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida

Neste domingo, 5, é a vez do Rio de Janeiro receber a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, às 9h, na, Catedral. Até o dia 29 de agosto, a imagem irá peregrinar pela cidade do Rio de Janeiro. Uma peregrinação por todas as dioceses do Brasil está sendo realizada em preparação à celebração dos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba.

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, explica que além da peregrinação ser parte do contexto missionário, é também resultado do ato concreto do Ano da Esperança, celebrado na arquidiocese. “Cristo é nossa esperança. Jesus disse: ‘Como o pai me enviou, eu vos envio’. A exemplo de Jesus Cristo, que nos enviou a anunciar e viver o evangelho, vamos em missão”, disse.

Neste ano, a arquidiocese realizou a preparação dos missionários multiplicadores e da missão piloto na comunidade do Cantagalo. A celebração de envio dos missionários terá a presença "missionária da esperança" de Nossa Senhora Aparecida. “Essa é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao santuário da padroeira, que recebe mais de 10 milhões de peregrinos por ano. Nossa Senhora vem ao encontro daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o santuário, porém a simples presença da mãe de Deus e da Igreja faz com que cada cristão perceba a importância da vontade de Deus, através do ‘sim’ verdadeiro de Maria”, afirma o coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado.

A réplica voltará ao Santuário Nacional durante a tradicional romaria arquidiocesana do Rio de Janeiro à Aparecida, realizada há mais de cem anos, no último sábado do mês de agosto.
Com informações da arquidiocese do Rio de Janeiro