Veja estatísticas da Igreja no Equador, Bolívia e Paraguai

Escritório Central de Estatística da Igreja divulgou dados sobre o cenário religioso católico no Equador, Bolívia e Paraguai, países que receberão a visita do Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano divulgou, nesta terça-feira, 30, alguns dados estatísticos sobre a Igreja Católica no Equador, Bolívia e Paraguai, os três países que recebem a visita do Papa Francisco a partir deste domingo, 5.

A primeira etapa da viagem será no Equador, de 5 a 8 de julho. O país tem 15 milhões e 775 mil habitantes, sendo 13 milhões e 780 mil católicos, segundo o Escritório Central de Estatística da Igreja. A estimativa do presidente Rafael Correa é de que pelo menos 1 milhão de pessoas esteja presente em cada um dos encontros com o Papa.

No país, há 1.250 paróquias distribuídas em 25 circunscrições eclesiásticas. Até o dia 15 de junho, o registro é de 52 bispos, 1386 sacerdotes diocesanos, 812 sacerdotes religiosos, 83 diáconos, 5.147 missionários leigos e 49.489 catequistas.

Bolívia

Na Bolívia, país com 11 milhões e 280 mil habitantes, 9 milhões e 301 mil católicos aguardam o Santo Padre. Com uma média de 82,5 católicos a cada 100 habitantes, a Bolívia conta com 600 paróquias, 38 bispos, 619 padres diocesanos, 2643 religiosos professos. O Papa fica no país de 8 a 10 de julho.

No âmbito social-pastoral, a Bolívia tem 1791 instituições de ensino que são de propriedade ou dirigidas por eclesiásticos ou religiosos. São 186 orfanatos, 133 ambulatórios e 46 hospitais. Há outras 257 instituições de caridade da Igreja católica local.

Paraguai

Francisco encerra sua visita à América Latina no Paraguai, de 10 a 12 de julho. Em um território de quase 407 mil quilômetros quadrados, o país conta com 15 circunscrições eclesiásticas. Entre os 6 milhões e 783 mil habitantes, a grande maioria é católica: 6 milhões e 318 mil habitantes, o que resulta em uma estimativa de 93,8 católicos a cada 100 pessoas.

O número de paróquias também é menor em relação aos outros dois países: 372. Com relação ao número de sacerdotes, 388 são diocesanos e 416 são religiosos. O número de bispos, até o dia 15 de junho, era 23.