Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Religiosos e especialistas comentam nova encíclica do Papa

 
Imagem
Em coletiva de imprensa no Vaticano, religiosos e especialistas comentaram a encíclica do Papa sobre meio ambiente; documento foi publicado hoje

Jéssica Marçal
Da Redação

A nova encíclica do Papa Francisco dedicada ao cuidado com o meio ambiente foi publicada nesta quinta-feira, 18. No Vaticano, uma coletiva de imprensa apresentou o novo documento, com intervenções de cardeais e especialistas no assunto. (Mais notícias sobre meio ambiente ao final da matéria)

O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, explicou a invocação de São Francisco que está presente no título da encíclica: “Laudato si”, em português, “Louvado sejas, meu Senhor”.

No Cântico das criaturas, São Francisco recorda que a terra, a casa comum do homem, é como uma irmã, com a qual se partilha a existência, e como uma mãe, que acolhe a humanidade em seus braços. “A referência a São Francisco indica também a atitude sobre a qual se baseia toda a Encíclica, aquela da contemplação orante, e nos convida a olhar ao ‘pobre de Assis’ como a uma fonte de inspiração”, explicou o cardeal.

Também presente na coletiva estava o metropolita de Pergamo, Sua Eminência John Zizioulas, representando o patriarcado ecumênico e da Igreja Ortodoxa. Ele destacou alguns pontos da encíclica, como o significado teológico da ecologia, a dimensão espiritual do problema ecológico e o significado ecumênico da encíclica.

“Aqueles que lerem a Encíclica ficarão impressionados com a profundidade e o rigor com que o problema ecológico é tratado e sua seriedade é trazida para fora, junto com sugestões concretas e propostas de como agir em vista de encarar suas consequências”.

O fundador e diretor do Instituto Postdam para Pesquisa do Impacto Climático, professor Hans Joachim Schellnhuber, que também participou da coletiva, considerou que a encíclica é compilada em um momento crucial da história da humanidade. Ele apresentou alguns dados sobre a situação climática do planeta, com gráficos e ilustrações que retratam, por exemplo, o aumento da temperatura da terra.

“A urgência de agir sobre estas questões prementes que se expressa na Encíclica espelha as descobertas científicas que se acumularam em um corpo de evidências. A ciência é clara: o aquecimento global é impulsionado por emissões de gases de efeito estufa que são o resultado da queima de combustíveis fósseis. Se não formos capazes de reduzir fortemente essas emissões e de dobrar a curva de aquecimento, nós, os nossos vizinhos e as crianças serão expostas a riscos intoleráveis”, alertou o professor.
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.