Vaticano divulga relatório de atividades financeiras em 2014

Relatório da Autoridade de Informação Financeira identificou 147 transações suspeitas, 55 a menos que em 2013; órgão destaca cooperação internacional para a verificação das operações

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O relatório da Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano relativo ao ano de 2014 aponta melhorias na prevenção de atos ilícitos. O documento apresentado nesta sexta-feira, 29, pelo Vaticano, mostra que o reforço do sistema permitiu identificar 147 transações suspeitas nas instituições vaticanas, 55 casos a menos que em 2013

Dos casos suspeitos identificados, 7 foram encaminhados para a Promotoria de Justiça vaticana para uma investigação por parte da autoridade judiciária.

O presidente da AIF, René Brülhart, destacou nesse processo a importância da cooperação internacional nas atividades de informação financeira e de vigilância para a prevenção e o combate da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

Como exemplo, ele citou a assinatura de um memorando com unidades de informação financeira de outros 13 países, que incluem Austrália, França e Reino Unido, bem como autoridades de regulamentação da Alemanha, Luxemburgo e Estados Unidos.

O número de casos de colaboração bilateral entre a AIF e autoridades estrangeiras competentes cresceu de 4, em 2012, para 81 em 2013 e 113 em 2014. “Este contínuo incremento é um resultado do sistemático esforço adotado pela AIF, bem como do empenho da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, em cooperar ativamente com as outras jurisdições para prevenir e combater potenciais atividades financeiras ilícitas em escala global”, afirmou o diretor da AIF, Tommaso Di Ruzza.

O relatório informa ainda que, no primeiro trimestre de 2014, a AIF efetuou uma inspeção no Instituto para as Obras de Religião (IOR), o Banco do Vaticano, para verificar a atuação das medidas assumidas a fim de prevenir e combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

A inspeção não revelou lacunas no IOR e, como resultado, a AIF elaborou um Plano de Ação para conseguir uma adequação completa e sistemática dos procedimentos existentes com as normas exigidas.

Sobre a AIF

A AIF é um órgão da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano responsável pela vigilância, transparência e inteligência financeira para a prevenção e o combate da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

O órgão foi instituído em 2010 pelo então Papa Bento XVI e desenvolve suas atividades institucionais de acordo com o Estatuto adotado pelo Papa Francisco em 15 de novembro de 2013 e a Lei XVIII de 8 de outubro do mesmo ano.

O novo conselho diretor do órgão foi nomeado pelo Papa Francisco em 5 de junho de 2014.