Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Vacina da gripe e o mito do mercúrio

 
Imagem
O boato já é antigo e surgiu na época da pandemia da gripe H1N1, em meados de 2009. Entretanto, a cada nova campanha de vacinação contra gripe, promovida anualmente pelas secretarias de saúde , em geral no mês de maio, pipocam nas redes sociais boatos afirmando que a vacina da gripe contém mercúrio e que, portanto, pode causar autismo.

Comentários desse tipo, além de gerar desinformação entre a população, causam um problema sério de saúde pública. Segundo a dra. Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), não é só a vacina contra a influenza que contém mercúrio (timerosal): esse mesmo conservante é utilizado em outras vacinas, como na tetravalente, indicada contra difteria, tétano, coqueluche e meningite, e na tríplice viral, vacina contra caxumba, rubéola e sarampo, desde 1930.

“Mas é importante dizer que o mercúrio não faz mal à saúde, não é tóxico. Temos garantia de que é seguro, pois o utilizamos há décadas e sem nenhum prejuízo para a população. É usado para evitar crescimento de fungos ou bactérias, no caso de a vacina ser contaminada acidentalmente na hora da punção repetida no frasco multi-dose”, diz a médica. A concentração de mercúrio é de 25 microgramas por dose de 0,5ml.

Em seu site, a Fiocruz aponta que a OMS (Organização Mundial da Saúde) defendeu o conservante para o uso em vacinas, baseando-se em estudos que concluíram não existir evidências de contaminação em crianças ou adultos expostos ao mercúrio, e que as vacinas que contêm essa substância não aumentam a quantidade de mercúrio no organismo, pois este é expelido rapidamente e não se acumula em caso de repetidas injeções.

A associação entre autismo, mercúrio e vacinas, ainda segundo Ballalai, surgiu com a publicação de um artigo científico na revista “Lancet” (um dos mais importantes periódicos sobre saúde do mundo) no ano de 1998, no qual o médico inglês Andrew Wakefield associou o aumento do número de crianças autistas com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Isso foi o suficiente para que pais assustados deixassem de vacinar os filhos. Entretanto, alguns anos depois, descobriu-se que o médico, na verdade, recebia pagamentos de advogados em processos por compensação de danos vacinais. A própria revista “Lancet” foi obrigada a se retratar, mas o mal já estava feito.

“Foi um escândalo, pois foi um trabalho forjado, com dados forjados e que gerou um estrago enorme, pois muitas pessoas deixaram de vacinar os filhos por conta disso”, lamenta a especialista.

Em tempo, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe), que inicialmente terminaria hoje (22/05/2015), foi prorrogada até o dia 5 de junho em todo território nacional. Dessa maneira, pessoas que perderam o prazo terão mais uma semana para buscar a imunização.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.