Igreja celebra 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Igreja celebra 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo, 17, Igrejas de todo o mundo comemoram o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Esta celebração é o único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de Maio de 1967.

A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (em 2015, 17 de maio). A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Em sintonia com as reflexões do Sínodo da Família, o Papa Francisco propôs como tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015 uma temática semelhante: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Mensagem do Papa Francisco

O Pontífice trata das famílias e suas mudanças culturais, ressaltando os seus diversos aspectos e seu envolvimento com a comunicação.

Um dos destaques foi a colocação de Francisco, na qual aponta a família como “ventre” maternal das pessoas nesse mundo, onde é possível ter a experiência do encontro das diferenças na gratuidade do amor.

“Diferenças de gêneros e de gerações, que comunicam, antes de mais nada, acolhendo-se mutuamente, porque existe um vínculo entre elas.”

A mensagem também expõe a forma como os meios de comunicação social falam da família. Muitas vezes, apresentam-na como um modelo abstrato a aceitar ou rejeitar, e não como uma realidade concreta a ser vivida.

“A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”