Imagem de Aparecida é entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será entronizada no Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, nesta terça-feira, 12.

O ato faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, que serão celebrados em 2017, conjuntamente com o Santuário de Fátima, que também comemora, em 2017, o centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastores.

Uma comitiva brasileira, formada por cerca de 400 pessoas entre bispos, padres e devotos, partiu para Fátima, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Entre os membros estão também o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno, e o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Darci Nicioli.

A cerimônia de entronização acontece nesta terça-feira, 12, às 18h30 (horário de Roma) e será transmitida, ao vivo, por emissoras de inspiração católica, assim como a peregrinação do aniversário de Nossa Senhora de Fátima, com a santa missa do dia 13 de maio.

Segundo dom Darci, será destinado um local reservado especialmente para os peregrinos vindos do Brasil. O bispo acredita que, a exemplo do que foi a cerimônia de entronização de Fátima ocorrida em 2014 no Santuário Nacional de Aparecida, transmitida via satélite pelo Vaticano, a entronização da imagem da Padroeira do Brasil em Fátima venha a multiplicar a devoção pela Virgem Santíssima em toda a Europa.

O cardeal português José Saraiva Martins, prefeito-emérito da Congregação para as Causas dos Santos, falou sobre estas duas invocações de Maria. "Nossa fé é concreta ou não é fé. Esta é a mensagem que Fátima e Aparecida nos dão: viver em profundidade nossa fé, o Evangelho", declarou.
Com informações da Rádio Vaticano e foto da arquidiocese de Aparecida