Colunista: Maio (Fisioterapeuta Rejane de Almeida Santos)

Rejane de Almeida Santos
-Fisioterapeuta com formação concluída em 2014 pelo curso de Bacharelado em Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
-Instrutora de Pilates com Formação Completa em Pilates Clássico Científico pela Fisiociência-Centro Paulista de Formação e Estudos do Movimento.
-Atuante nas áreas de dermatofuncional (estética) corporal e facial.
-Proprietária e profissional atuante da Clínica de Fisioterapia e Stúdio de Pilates Corpo e Mente, na cidade de Riacho dos Cavalos.

PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR

O tema por si só pode nos remeter a inúmeras interpretações, por ser derivado de um dito popular amplamente conhecido. No entanto, aqui o mesmo é usado para que se possa discorrer um pouco sobre a importância da prevenção voltada para o âmbito da saúde e qualidade de vida.
Pode-se primeiramente dizer que a saúdenão constitui-se apenas pela ausência de doença, mas sim, compreende a interdependência dos estados de completo bem estar físico, mental e social, podendo sua promoção estar ao mesmo tempo ligada a ações globais do estado, como também aos hábitos de vida e iniciativas de cada sujeito.
A prevenção em saúde compreende uma ação que se antecipa ao processo de doença ou o progresso posterior da mesma. Como principal determinante para prevenção de agravos e doenças crônicas transmissíveis ou não transmissíveis temos a mudança de estilo ou modo de vida, uma vez que o sedentarismo compreende a ausência de exercício físico, estando geralmente associado a hábitos alimentares inadequados, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas, podendo levar a distúrbios como diabetes melittus tipo II, enfermidades cerebrovasculares, hipertensão arterial, câncer, aceleração do envelhecimento, contribuindo também para o surgimento de osteoporose, artrose,diminuição das capacidades motoras,afetando também o intelecto e o psicológico.
Destaca-se então a importância da prática regular de exercício físico para adquirir uma boa condição física, que está necessariamente relacionada à saúde, por proporcionar a vitalidade que permite realizar tarefas diárias e habituais e sociais.
A adoção de um padrão de vida não sedentário pode ser feita atravésda prática de atividades simples como uma leve caminhada, até atividades mais vigorosas. Tais atividades devem ser indicadas, orientadas e executadas de acordo com a idade e estado de saúde de cada indivíduo.
As condições físicas cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas são consideradas as mais importantes para a saúde. Para que haja integralidade de ambas faz-se necessária a execução de programas de exercícios aeróbicos como caminhadas, pedalar e nadar como também de exercícios anaeróbicos que compreendem os exercícios de força, resistência e flexibilidade como musculação, hidroginástica e pilates, entre muitas outras modalidades. Tais atividades diminuem o risco de morte por doenças do coração, contribuem para perda de peso, controle da pressão arterial, independência medicamentosa, aprimoram o equilíbrio e coordenação motora, fortalecendo os ossos e estabilizando articulações, desta forma atuando integral e positivamente nas capacidades funcionais e motoras como um todo.
Em suma, pode-se reconhecer o enfrentamento do sedentarismo através da adoção de um estilo de vida ativo como um dos mais importantes métodos de prevenção relacionados ao processo saúde-doença, pois ao mesmo tempo que atua comprovadamente em todos os elementos que compõem o estado de saúde plena, proporciona um aumento da longevidade onde pode-se viver e envelhecer com qualidade.

01 de Maio de 2015
Rejane de Almeida Santos
Fisioterapeuta

Comentários (5):
Primeiro parabenizo a Rejane pela escolha da profissão, umas das mais bonitas no meu ponto de vista, e segundo pela clareza do texto. Nele expressa de forma explícita a importância do cuidado com a saúde e em especial o bem que a atividade física nos proporciona, não só na questão estética, mas também no bem estar físico, psíquico e mental.
Parabéns Rejane! Sucesso em sua profissão!
Parabéns! Você mecere as melhores coisas do mundo. Sei o quanto batalhou para se formar.
Parabéns, Dra. Rejane. Ótimo texto. Reflete muito a profissional que és!
Rejane Almeida fisioterapeuta nota dez. Aquela que trabalha por amor, só pode ser uma ótima profissional. EM NELA EU CONFIO!!! Por onde ela passa deixa sua marca de qualidade.
Como sua paciente posso falar com propriedade ela exerce muito bem sua função. PARABÉNS Rejane você é uma ótima profissional!!!
Parabéns pelo sucesso, profissional nota 10.