CNBB parabeniza Bento XVI pelo seu aniversário

O episcopado brasileiro, reunido em Aparecida (SP), de 15 a 24 de abril, por ocasião da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou mensagem ao papa emérito Bento XVI, por ocasião de seu aniversário de 88 anos, celebrados na quinta-feira 16. Confira o texto:

A Sua Santidade Bento XVI

Papa Emérito

Santidade,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunida em sua 53ª. Assembleia Geral, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira de nosso País, deseja expressar a Vossa Santidade os mais vivos cumprimentos pelo aniversário natalício ocorrido hoje, e também, antecipadamente, manifestar-lhe os mesmos sentimentos de felicitações pelo aniversário da eleição pontifícia de Vossa Santidade a ser celebrado no próximo domingo, dia 19. Elevamos a Deus, pela materna intercessão da Beatíssima Virgem Maria, a Mãe Aparecida, nossas mais fervorosas orações em favor da saúde e bem estar de Vossa Santidade, e, ao mesmo tempo, de ações de graças pelos inestimáveis benefícios que seu pontificado representou para a Igreja e para toda a humanidade, com seu pastoreio seguro, sábio e marcado pela santidade.

Queremos também, Santidade, solicitar de sua parte, orações pela nossa Conferência Episcopal que, reunida nestes dias de 15 a 24 de abril, desenvolve extensa pauta, incluindo as eleições da nova Presidência, das várias Comissões Episcopais, e os delegados para o CELAM e para o próximo Sínodo dos Bispos. Também devemos aprovar as Diretrizes Gerais para a Ação evangelizadora da Igreja no Brasil, para o próximo quadriênio (2015-2019) e um estudo sobre “Os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, recordando inclusive os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Além disso, outros temas serão desenvolvidos sempre na busca de melhor servir ao Povo de Deus que caminha em nossas Igrejas Particulares.

A proximidade espiritual de Vossa Santidade nos é muito cara nesta Assembleia, bem como em todas as outras ocasiões, recordando sua inesquecível presença em nosso País, destacadamente neste Santuário de Aparecida, quando aqui esteve para a abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, em maio de 2007, ocasião que ficou indelevelmente assinalada no coração dos brasileiros.

Feliciter! Tempora bona habeas! Ad multos annos!