Missa é dedicada ao Ano da Vida Consagrada

“A história da Igreja no Brasil ainda haverá de ser escrita com o olhar da vida consagrada”, disse o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, durante a missa dedicada ao Ano da Vida Consagrada, neste sábado, 18 de abril.

Após recordar as diversas expressões de consagração, dom Jaime, que é também referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Vida Consagrada, ressaltou que os consagrados têm deixado marcas profundas no processo evangelizador nas terras de Santa Cruz por meio da fidelidade, ousadia, profecia e esperança. Disse que os consagrados são peritos em comunhão e estão sempre em saída, em direção às periferias existenciais.

Lembrou que, neste ano dedicado à Vida Consagrada, o papa Francisco provoca os consagrados “a despertar o mundo, com o testemunho de comunhão, com atitudes e gestos, autênticas expressões de alegria, pela simplicidade no viver e conviver, com verdadeira disposição de tocar o mundo, às vezes chagado, com ternura e alegria”. Para o arcebispo, os consagrados devem “testemunhar a alegria de quem se sente feliz por ter sido encontrado pelo Senhor”, bem como interrogarem-se sobre o que “Deus e a humanidade pedem”.

A missa dedicada ao Ano da Vida Consagrada faz parte da programação da 53 Assembleia Geral da CNBB e contou com a presença de consagrados de diversas expressões. Foi presidida por dom Jaime e concelebrada pelo bispo de Toledo (PR), dom João Carlos Seneme, e pelo bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Rubens Sevilha. Participaram da procissão de entrada os bispos referenciais para os religiosos nos regionais.

Convocado pelo papa Francisco, o Ano da Vida Consagrada iniciou em 30 de novembro de 2014 e prosseguirá até 2 de fevereiro de 2016.