O Senhor ressuscitou e caminha diante de nós, Aleluia!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

A Páscoa é o Novo e definitivo Êxodo para a comunhão e a ternura do Pai, a vitória plena do seu projeto de vida abundante para todos os seus filhos/as. Quem se encontra com o Ressuscitado não pode ficar mais calado e medroso pois somos inundados pelo esplendor da sua nova presença. O velho fermento da divisão e da injustiça ficou para trás, somos novas criaturas convidadas para a dança jovial de todos os povos e seres animados da terra.

Tudo pode mudar, um mundo novo é possível e desejável, pois o Cristo Ressurgido tem poder para tornar novas todas as coisas. Chegou a hora de celebrar e viver novos relacionamentos, gerar novas estruturas mais leves e funcionais para que todos participem, enxugar as lágrimas de tantos mantidos no cativeiro da miséria e da opressão. Com Maria Madalena queremos animar e motivar a todos os cristãos ainda paralisados com a morte de Cristo na cultura materialista e laicista atual.

Com Pedro e João vamos correndo para o túmulo vazio, abrindo os corações para a nova realidade do Cristo vivo e soerguido entre nós. Com os discípulos de Emaús descobriremos que a partilha do pão com o Senhor, é compromisso e projeto de missão, para inspirar no mundo, a condivisão fraterna dos bens.

Com todos os Apóstolos sairemos da toca e derrubando as portas do medo e da tibieza, seremos a Igreja em processo de saída que o Papa Francisco almeja, destemida, profética e corajosa.Com Maria Santíssima nossa querida Mãe, tornaremos a Igreja um cenáculo cheio de alegria, abertura e serviço solidário aos pequenos e os mais pobres. Não nos conformemos mais com a velha ordem das coisas, a luz do ressuscitado é forte demais, para ficarmos nas trevas do egoísmo e da escuridão da indiferença, que sejamos como afirmava Dom Guerarguer aleluias pascais dos pés a cabeça fazendo ressoar como testemunhas íntegras e verdadeiras a maior notícia e o mais grandioso acontecimento da história humana: Cristo Ressuscitou, honra e glória! Deus seja louvado!