Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Só competência não basta para segurar o emprego

 
Imagem
Foi-se o tempo em que competência era fator crucial para se manter bem empregado

Como definir um profissional de sucesso? Pelo cargo que possui ou pelo salário e currículo recheado de qualificações? Com a educação mais acessível e a chance de buscar novos conhecimentos, o que difere o indivíduo no ambiente de trabalho é a capacidade de relacionar-se. Foi-se o tempo em que competência era fator crucial para se manter bem empregado. A habilidade de conviver com opiniões divergentes pode ser um motivo para se destacar no mundo corporativo.

Dominar de dois a três idiomas, ser comunicativo, ter no currículo variados cursos de pós-graduação, MBA ajuda a conseguir uma vaga em determinadas empresas. A contratação nem sempre é a parte mais difícil, mas se conservar empregado pode ser o elemento de maior complexidade do processo. O caráter, as relações interpessoais com clientes, chefes e subordinados são levados em conta, e podem destruir os sonhos se estes não forem conduzidos com atenção.

Nos últimos meses, deparei-me com três situações que me chamaram à atenção. Pessoas próximas a mim, na faixa de 30 a 40 anos, com uma formação completa e experiências internacionais foram dispensadas das empresas nas quais trabalhavam por não saber conviver de maneira harmoniosa com o grupo. De áreas opostas, um do ramo da indústria química, outro de finanças e o último da comunicação; porém, todos com o mesmo problema: dificuldade de lidar com o outro. Independente da profissão que se escolhe, a pressão e a falta de afinidade são comuns nas organizações; caberá aos colaboradores gerir esses obstáculos para não colocar uma brilhante carreira a perder.

A intolerância, a insubordinação, o ciúmes, a ganância são geradores de conflitos que nascem em pequenas situações e tornam-se grandes empecilhos para a produtividade. Trata-se de um incômodo que paralisa e impede a concentração nas tarefas diárias, segundo os depoimentos que ouvi. Na maioria das vezes, espera-se do outro a reação que nós teríamos; nessa expectativa, nasce a frustração. Esquecemos que somos diferentes, que as referências de cada um foram formadas em processos distantes contribuindo para o que nos tornamos hoje. Um erro corriqueiro é deduzir, achar, em vez de questionar e saber realmente o que de fato está provocando todo o desgaste. Não deixe que as dúvidas e o silêncio consumam suas forças que poderiam ser usadas para um crescimento intelectual. Dê o primeiro passo e tente resolver a desordem que esteja causando indisposições.

Não existe uma fórmula correta para vencer essas tribulações. Cada situação exige de nós uma reação diversa e atitudes, muitas vezes, impensadas. Precisamos reagir como cristãos, tendo a obrigação de buscar a verdade e ser honestos com nós mesmos, reconhecendo pontos falhos e tentando dar o nosso melhor na adversidade. Não abrindo espaço para fofocas, mau-humor e desentendimentos. A humildade pode ser sim a chave de um sucesso constante.

Por Ioná Piva

Possui graduação em JORNALISMO – Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2006). Pós Graduação Especialização em Leitura e Produção de Textos – Universidade de Taubaté (2009). Atualmente é professora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Canção Nova (Jornalismo e Rádio e Televisão)
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.